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O avanço do crescimento das tecnologias da informação e da comunicação imprime grandes mudanças na sociedade em diversas as áreas. Na educação, em especial, observa-se a necessidade de nova dinâmica e formatos para tarefa de ensinar e, de aprender também. 

Estudos já revelam que a informática na Educação promete um futuro promissor, desde que esta área seja explorada e muito bem estruturada, uma vez que, é necessário que se tenha profissionais em estado de aprendizagem constante e de adaptação as novas formas de ensino .  

Há algumas décadas, a introdução do computador na educação vem provocando diversas polêmicas no que se refere ao papel do professor, da educação e da importância do uso do computador para auxiliar o aluno na construção do conhecimento. 

Não há como negar que o computador transformou-se em um objeto sociocultural presente e ativo no dia a dia das pessoas e, ainda, seu uso nas escolas pode apresentar, com certeza, benefícios expressivos para o aprendizado.

Como estruturar a inclusão de novas tecnologias na educação

Em relação à inclusão do computador na educação, no que se refere à formação contínua de professores para atuar com as novas tecnologias da informação em ambientes informatizados é essencial, uma vez que, tal inserção exige soluções inovadoras e novas abordagens. 

Infelizmente, mesmo que haja algum investimento em programas com objetivo de evoluir a prática pedagógica do professor em ambiente informatizado, estes ainda são poucos e insuficientes, uma vez que, tais programas fornecem apenas condições para que se domine o computador ou o software, deixando de lado o aprimoramento pedagógico voltado para o aprendizado.

Sendo assim, pode-se afirmar que a formação do professor não tem acompanhado o avanço tecnológico, e para muitos, as mudanças pedagógicas são difíceis de serem absorvidas e implantadas na escola. 

Os profissionais ainda encontram-se despreparados para tais tarefas.

Vale ressaltar que a inclusão das novas tecnologias na educação exige a revisão do modelo de educação baseado em teorias de ensino e de aprendizagem tradicional. Porém, para que aconteça um afastamento total deste modelo já ultrapassado é necessário que os professores façam uma reflexão em relação à sua formação.

Os progressos tecnológicos e os efeitos na educação

Preocupados com os avanços das novas tecnologias, pesquisadores e educadores estudam diferentes formas de uso dessas ferramentas dentro de dos ambientes de aprendizagem. Pesquisam sobre o processo de aprender e as características do conhecimento frente ao computador, em especial, mantendo o foco na utilização do computador e em suas possibilidades de uso em sala de aula. 

Há algum tempo atrás a utilização de recursos tecnológicos na escola, era considerada como parte do modelo com excesso de tecnologia para a educação, que visava apenas os métodos e as técnicas a serem utilizadas, por isso, ocorreu a quebra do processo educativo.  

Porém as transformações sociais que o mundo vem vivenciando, exige a necessidade da atualização docente no que se refere ao uso das novas tecnologias da informação e da comunicação 

Para que as tecnologias sejam inseridas na área educacional de forma eficaz, há que se promover uma mudança de atitude por parte dos professores e educadores. Em geral, tais mudanças, acabam por provocarem uma imensa guinada no comportamento dos mesmos, em especial, naqueles que resistem ao seu uso. 

Tais professores encontram argumentos para desculpar sua resistência, isso porque, os avanços tecnológicos trazem novas referências e desafios quanto à formação, principalmente, para aqueles que se encontram presos e imersos no modelo antigo de educação. Nestes, observa-se maior dificuldade em manusear e incorporar recursos tecnológicos ao processo de ensino e de aprendizagem.  

Assim sendo, a incorporação das tecnologias na educação traduz um movimento de mudança, o que gera insegurança e medo do novo porque o desconhecido pode ser recebido como uma ameaça e impõe a tarefa de reavaliação. 

Informática Educativa

O que se entende por Informática Educativa é que se faça uso de equipamentos de informática como um facilitador pedagógico com o objetivo de auxiliar no processo de construção do conhecimento. 

Dessa maneira a tecnologia de informática deve ser usada para alcançar melhor desenvolvimento de elementos dos currículos escolares. Dessa maneira, o computador é um excelente recurso de suporte à aprendizagem, uma vez que são inúmeras as possibilidades pedagógicas a serem exploradas, porém isso requer uma nova estrutura no currículo, com novos modelos metodológicos e didáticos.

Estudiosos e especialistas que analisam o processo de informatização escolar no Brasil alertam que seu principal problema é a falta de planejamento, uma vez que, o caminho escolhido para incluir o computador nas escolas vem sendo implantado de forma desordenada e setorizada, pois o que se vê é a adaptação de uma sala para receber os computadores e, tornar-se simplesmente a sala de informática, com um instrutor que ensina apenas a trabalhar com editores de textos, planilhas e a navegar na internet, ou seja, as já conhecidas aulas de informática. 

A proposta da Informática Educativa vai muito além disso, uma vez que o seu principal objetivo é desenvolver conhecimento em todas as áreas, descobrir possibilidades de aprendizado através de pesquisas, visitas a outros lugares, ainda que sem sair da sala de aula, conhecer novas culturas, uma vez que não há limites geográficos no espaço virtual.

Assim sendo, a verdadeira utilidade do computador na educação inclui a participação ativa do aluno que ao utilizar software, encontra a melhor solução para sua questão, por exemplo, o elevando, assim, a condição de sujeito ativo.

O que e deve ter em mente é que o uso do computador possibilita ao aluno várias formas de construção do conhecimento, pois cada experiência se torna uma descoberta, que resulta na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.

A questão é que se entenda a verdadeira função da escola, do educador e do professor. As inovações tecnológicas devem servir para criar melhores condições de aprendizagem O professor não pode ser mais o sujeito de repasse de conhecimento ele deve assumir a postura do gerador de ambientes de aprendizado para possibilitar melhor desenvolvimento cognitivo ao aluno. 

Dessa maneira, a interação entre aluno e o computador só se torna possível quando professor assume seu papel de mediador consciente e, então, promova mudanças significativas em sua prática pedagógica. 

Vale ressaltar, que no ambiente informatizado, o computador deve ser considerado como um elemento de interação que facilite o desenvolvimento da emancipação do aluno e auxilie na construção do conhecimento.

Com o conhecimento da importância da informática no ambiente educacional, não apenas a sua presença, mas também a qualidade, muitos diretores e proprietários destas instituições acabam tendo diversas dúvidas sobre as melhores formas de adquirir as máquinas necessárias para seus estudantes. 

Devido às questões de atualizações e manutenção necessárias durante o período de uso, a locação destes equipamentos torna-se uma opção muito atrativa. Ao considerar todos os fatores, podemos perceber que com um custo reduzido o aluguel é muito vantajoso, já que conta com a atualização constante das máquinas e seus softwares, além de reduzir os gastos extras com possíveis manutenções.

A Dominium Informática tem o grande prazer de poder prestar estes serviços às instituições educacionais e, desta forma, auxiliar os estudantes a ter uma experiência ainda melhor dentro de seus ambientes de ensino. Para mais informações entre em contato conosco através do telefone (16) 3627-9889, ou através do e-mail comercial@dominiuminfo.com.br