O mundo em que vivemos é cada vez mais tecnológico, e estar dentro dessa tendência não é apenas uma opção, mas uma obrigação para quem deseja se manter relevante e atualizado.
Essa máxima não é diferente com as empresas. Ainda que existam diversas instituições tradicionais, com modelos clássicos de trabalho, somente a transformação digital manterá essas companhias relevantes nos negócios.
Mas o que realmente significa essa transformação digital? O que é ela e como fazê-la? Nesse blogpost contamos tudo. Confira!
Para entender a transformação digital de uma empresa, é preciso compreender primeiramente como chegamos até ela.
O caminho foi feito a partir da 4ª revolução industrial, um movimento que fundiu novas tecnologias que agregaram o mundo físico, digital e biológico.
A profundidade, a velocidade e a amplitude desse movimento estão nos forçando a repensar como as sociedade e as instituições se organizam diante dessa inédita realidade.
É a partir deste novo cenário que se desenvolve a necessidade da transformação digital para as empresas.
Basicamente, a transformação digital é a adoção de novas tecnologias nos processos de uma empresa, fazendo com que toda a mentalidade do negócio se transforme para se adequar aos novos parâmetros da Era Digital.
Com isso, as empresas inovam seus produtos e serviços, podendo até mesmo desfrutar de novas oportunidades disponíveis no mercado a partir dessa mudança de personalidade.
Ainda que a adoção dos recursos tecnológicos seja importante para uma companhia (como utilizar drives compartilhados, armazenamento em nuvem, softwares de gestão e desempenho, inteligência artificial, etc), a transformação digital vai mais a fundo.
Ela busca que se repense todas as áreas do negócio, substituindo atividades normalmente burocráticas e demoradas por modelos ágeis e diferenciados.
As operações de uma empresa são os processos e a relação dos funcionários com eles. Portanto, ferramentas como o Trello e Monday tornam digital a forma de como as demandas são distribuídas, além de monitorar o andamento do trabalho da equipe.
Outra aplicação interessante é o Puntu, ferramenta de pontos digitais perfeita para controle de caga horária mesmo durante o home office.
A comunicação com seu público deve ser fácil, ágil e clara. Aqui a dica é a utilização de chatbots para facilitar esse contato. Além disso, é essencial que sua empresa esteja nos meios digitais dando oportunidade para que os clientes possam conhecer seus produtos de forma digital.
Mas não se engane: o uso de robôs facilita, mas sua empresa não pode ser “robotizada”. Aplique os processos, mas lembre-se de dar um rosto humano aos seus negócios.
Como mostramos, a adoção dos recursos digitais pode fazer com que sua empresa abra caminho para linhas de negócios diferentes — o que pode ser algo extremamente vantajoso às suas finanças.
Entretanto, lembre-se que ter um site, um WhatsApp e uma rede social não fazem com que seu negócio tenha, necessariamente, presença digital.
É preciso compreender a utilidade desses recursos, analisar como tais itens fazem sentido para a jornada de compra de seus clientes e, assim, trabalhá-los.
A transformação digital demanda um esforço conjunto de todos os membros da empresa, pois com ela há uma mudança total na cultura e dinâmicas do negócio.
Para aderir a essa estratégia fundamental para a sobrevivência dos seus negócios é preciso estudo, planejamento e análise do que faz sentido à sua realidade (financeira e estrutural) e para seus clientes.
Porém, apesar de trabalhosa, é justamente essa modificação que fará com que sua companhia permaneça relevante neste novo cenário que estamos vivendo. Quer uma ajuda para implementar esses processos? Conte com a Dominum!
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