Responda agora: o que fazer quando um serviço contratado não é tão bom quanto a propaganda (ou o vendedor) disse que seria? E se esse serviço for indispensável para o momento presente, ou seja, se você não puder abrir mão dele, mesmo que a qualidade esteja inferior?

Os contratos SLA existem para defender os contratantes desse tipo de inconveniente.

Esse assunto pode parecer, até certo ponto, um pouco chato. Mas nós prometemos que se você chegar ao final do artigo terá em suas mãos uma informação valiosa e nunca mais terá dores de cabeça na contratação de serviços.

Então, boa leitura.

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O que é, e como funciona, um SLA

Do inglês service level agreement (SLA) é um contrato firmado entre o fornecedor e cliente. O documento irá tratar de detalhes no serviço, como: disponibilidade, qualidade do atendimento e responsabilidades no decorrer do projeto.

Talvez o exemplo mais prático de SLA venha dos provedores de internet. Elas estão comprometidas no fornecimento da mínima a qualquer momento e devem subtrair da cobrança todos dias em que o serviço não estiver disponível.

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Conheça as especificidades do SLA

O SLA engloba diversos serviços, por exemplo:

  • O responsável por identificar os problemas ou arcar com os defeitos;
  • As ações em caso de avarias, danos, furtos e/ou extravios;
  • O tempo máximo até um produto defeituoso ser substituído;
  • Maneiras para encerrar o contrato e como agir nesse caso.

Quais são as vantagens do SLA no aluguel de computadores

O SLA é fundamental para qualquer relação com o fornecedor de serviços de TI. Pois, esse contrato reúne, registra e direciona as informações e as decisões. Fazendo com que o cliente saiba exatamente quais foram os serviços contratados. O que aumenta a confiabilidade no relacionamento.

Um SLA bem feito definirá as métricas, as responsabilidades e as expectativas. Sendo assim, caso ocorra um problema, fornecedor e cliente saberão das regras e terão plena consciência do que foi acordado. Eliminado de vez os “mal-entendidos” e protegendo as duas partes.

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Saiba qual a importância do cumprimento de SLA no aluguel de computadores

Como você pode ter percebido, a grande intenção do SLA é criar um procedimento padrão para lidar com urgências ou questões fora do comum. Em outras palavras, trata-se de estipular as regras do jogo.

Pense em um serviço tão corriqueiro quando uma obra dentro da sua casa. Você contrata o profissional que irá, por exemplo, pintar o seu portão.

Com um SLA vocês podem definir quais serão os passos para os imprevistos, como:

  • O que acontece se chover
  • O que acontece se a tinta acabar antes do planejado
  • O que acontece se uma das partes ficar indisponível para o trabalho

Percebeu? O SLA lida com as suposições.

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O SLA é uma proteção e até mesmo um modo de economizar na hora de alugar equipamentos

Sua empresa precisa de diversos equipamentos para funcionar: são servidores, notebooks, impressoras e muitos outros que estão ligados 7 dias por semana - quando não mais - para garantir que os serviços sejam feitos com qualidade.

Entretanto, os equipamentos podem apresentar falhas, ou até mesmo pararem de funcionar completamente. Em casos assim, é importante que a substituição seja feita no menor tempo possível, garantindo que o escritório volte ao funcionamento o quanto antes e não atrapalhe na produtividade.

O SLA irá determinar, em bom português, qual será o tempo de resposta. Veja bem, não é o temo estimado, é um tempo contratual. Não só isso, mas o SLA também irá definir muitas outras soluções e ações.

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O contrato irá alinhar as expectativas

O SLA muda a relação entre os clientes e os fornecedores; com ele as partes funcionam como parceiros e buscam maneiras de evitar (ou corrigir) os problemas. Firmando o entendimento de expectativas realistas sobre um determinado serviço. Voltando ao nosso exemplo, não dá para imaginar que o pintor irá terminar o serviço sem problemas, ainda mais se estiver no período das chuvas.

Trata-se de avaliar o serviço como ele precisa ser avaliado, com sinceridade e seriedade.

Como o SLA defende você (o contratante)

  • Ele irá definir processos para corrigir erros;
  • Estabelecer padrões de prioridades;
  • Auxiliará no acompanhamento dos resultados;
  • Irá definir métricas de qualidade;
  • Será responsável pela redução de custos;

Com as expectativas estão definidas, sua empresa irá economizar tempo e energia com reparos ou compras de emergência. Além de tudo, as métricas de desempenho, previstas em contrato, garantem que o serviço estará funcionando perfeitamente durante o tempo que você precisa.

A elaboração de um SLA é fundamental no setor de TI. O segredo consiste em definir expectativas, alinhar dentro de um acordo tudo o que será feito e desenvolver processos e respostas para garantir que todos saibam o que devem fazer e o que devem esperar da outra parte.

Quer saber mais sobre o SLA na locação de computadores, entre em contato conosco pelo e-mail: comercial@dominiuminfo.com.br, e solicite um orçamento sem compromisso. Todos os nossos serviços contam com contratos simples de serem compreendidos e regras claras de atuação.