Estudos comprovam que a depreciação do valor gasto com equipamentos de informática ao final de seu primeiro ano de uso, corresponde a algo em torno de 20% do valor investido no ato da compra. E, ainda, tais estudos indicam também, que o custo total com manutenção excede, em muito, a quantia despendida com a aquisição.
Sendo assim, já é uma realidade as grandes corporações optarem pelo aluguel de seu parque de informática, com o objetivo de reduzir os altos investimentos com aquisição e manutenção, uma vez que com o aluguel, elas também dispõem de orientação apropriada no que se refere ao equipamento e às configurações que melhor se adaptam às suas necessidades.
As startups estão seguindo a mesma linha de negócios, afinal, no cenário de crise atual, toda e qualquer economia, vantagem e conveniência para a empresa é muito bem vinda.
Para que você entenda melhor nosso raciocínio, vamos conversar um pouco sobre as startups.
Startup é a união de pessoas formando um grupo para trabalhar em uma ideia inovadora na intensão de gerar dinheiro. Na realidade é sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.
Há uma grande corrente que considera que qualquer pequena empresa no inicio pode ser vista como uma startup. Outra linha defende que, uma startup é uma empresa com custos de manutenção extremamente baixos, mas, ainda assim, alcança o crescimento de forma rápida e gera resultados com lucros cada vez maiores.
Porém, em uma definição mais recente e completa, que vem se enquadrando perfeitamente com a opinião de diversos especialistas e investidores: é que uma startup é um grupo de pessoas que busca uma forma de negócios que tenha capacidade de entregar o mesmo produto várias vezes sem limites sem muitas modificações ou personalizações para cada cliente, que seja escalável, o que significa dizer, crescendo cada vez mais, sem que o modelo de negócios sofra algum tipo de influência e, ainda, trabalhando sempre em situações de grande imprecisão, uma vez que não é possível garantir o sucesso daquela ideia ou projeto.
Tal incerteza se justifica na falta de capital de risco, o que dificulta muito a persistência na busca pelo modelo de negócios, já que não existe receita. Quando acontece a confirmação de que o negócio existe e a receita começa a crescer, é chegada a hora de novo investimento para que essa startup se torne uma empresa sustentável. No momento em que ela torna escalável, a startup se transforma uma empresa potencialmente lucrativa.
Caso a startup não consiga se transformar em uma empresa lucrativa, é porque algo não deu certo e ela precisará se reinventar.
Nos momentos difíceis em que se encontra nosso país, enfrentando um período de crise severa, com as dificuldades de crédito, incertezas na economia e as altas taxas de juro, as startups precisam ainda mais realizar negócios, a fim de otimizar seu fluxo de caixa, para isso, necessitam adquirir máquinas e equipamentos, seja para atualizar ou ampliar seu parque tecnológico.
Com esse cenário uma maneira das startups escaparem das altas taxas de juros que os bancos praticam, é a locação de equipamentos, isso porque, toda aquisição efetuada dentro da modalidade de locação não irá impactar no seu limite de crédito, assim como em um financiamento comum ou também, aquisição de capital de giro entre outros.
No momento em que a startup investe na compra de equipamento ela utiliza seu capital ou uma linha de crédito. Devemos considerar a desvalorização e a deterioração do equipamento. Quando, ao invés de comprar, a empresa opta pela locação, não ocorre a descapitalização e o capital poderá ser direcionado para investimentos rentáveis.
Quando a startup aluga um equipamento de informática terá que contabilizar apenas a fatura do aluguel, deixará de se preocupar com a contabilidade de gerenciamento de contrato de manutenção, contratação de empresa de assistência técnica, compra de peças para reposição, tempo do funcionário ocioso na espera do reparo, entre outros.
Todos nós sabemos que a velocidade das atualizações no universo de Tecnologia da Informação é imensa. É fato que o equipamento torna-se ultrapassado em um espaço de tempo muito reduzido.
Porém, quando a startup tem acesso aos equipamentos mais atualizados, ganha produtividade e competitividade.
Essa é uma preocupação a menos para a startup que loca equipamentos de informática, uma vez que, a troca do equipamento com defeito vem garantida em contrato, assim sendo, evita-se também o tempo ocioso e gastos extras com reparos.
Essa é outra grande vantagem, pois a manutenção também está incluída, sem custos adicionais por todo o período de contrato.
A startup poderá manter o foco no desenvolvimento e aprimoramento de suas ideias e projetos, não desperdiçará tempo nem dinheiro com problemas como falhas de equipamentos, manutenção, reparos, reposição de equipamentos com defeitos, assistência técnica entre outros.
Além da dedução de 100% no Imposto de Renda, pois a locação é considerada contabilmente como despesa operacional e não como investimento, a dedução integral das despesas de locação de ativos de informática é permitida para fins de crédito do PIS e COFINS.
Aqui na Dominium Informática, saber que podemos ajudar uma startup a desenvolver suas ideias e projetos para se lançar no mercado nos traz uma felicidade imensa. Por isso, oferecemos os serviços de locação de equipamentos num preço sempre justo e com qualidade imbatível de serviços. Entre em contato conosco, monte seu orçamento e veja suas ideias saírem do papel.