Quais foram as maiores dificuldades da sua empresa neste ano? Sabemos dos efeitos da crise e de como o mercado está frio. Entendemos todas as dificuldades e concordamos quando dizem: é preciso correr muito para ficar parado no mesmo lugar.
Saiba que o próximo ano pode ser diferente. Para isso é preciso fazer uma inovação empresarial, ou seja, uma transformação na sua marca e no modo como vocês atuam.
Calma, não vamos pedir para você fazer grandes sacrifícios ou dar dicas absurdas. Vamos fazer uma lista prática e objetiva de boas condutas que tornarão o ano de 2019 muito mais produto.
Quer ver só?! Então acompanhe!
Primeira dica e uma das mais importantes. Crie planejamentos baseados em resultados concretos, ou seja, em tudo o que a sua empresa já produziu e conquistou. O que nós queremos dizer?
Muitas vezes elaboramos metas absurdas e inalcançáveis. Isso é apenas a receita para a ansiedade e para a desmotivação.
Portanto, ao elaborar as suas metas para 2019 leve em consideração os números atingidos no passado e procure criar projetos factíveis.
Uma estratégia de marketing muito eficaz e que costuma fazer bem ao desenvolvimento de qualquer empresa. Analisar a concorrência faz parte da inovação empresarial de todos os setores.
Ao analisar a concorrência você estará descobrindo maneiras de lidar com problemas e situações. Também poderá ver como o mercado está em relação ao seu produto.
É muito importante analisar a concorrência com olhar analítico, e não apenas para procurar defeitos nela. Afinal de contas, essa é uma ótima oportunidade para descobrir falhas na sua empresa e concertá-las.
Organização financeira funciona como deixar a casa arrumada para o próximo ano. Faça um levantamento de todos os gastos e procure avaliar o que é fundamental e o que pode ser descartado.
Acredite, quase 50% da inovação empresarial estará no setor financeiro.
Desenvolva uma planilha de uso interno e com ela faça uma varredura sobre todos os itens da sua empresa. Como dica extra, faça uma separação dos custos em: fundamentais, podem ser reduzidos e desnecessários.
Parece simples, e talvez seja. Ao final do ano é comum encontrarmos contas e gastos “viciados” que já perderam a necessidade. Talvez a conta em algum serviço online, a assinatura de alguma publicação.
Avalie e organize as finanças da sua empresa.
Quais são os seus investimentos atuais? Pois uma ótima maneira de gerir a inovação empresarial necessária é redirecionar os seus investimentos para outras áreas mais efetivas.
Por exemplo: você está investindo nas redes sociais? Se não, por qual motivo?
Essa dica é uma espécie de desdobramento da dica anterior, isso pois o investimento da sua empresa será um dos principais responsáveis pela saúde financeira dela.
Hoje é possível fazer investimento em marketing e o resultado é metrificado. Ou seja, tudo controlado e com números para provar a evolução da sua marca. Ou então, você pode investir na capacitação dos seus colaboradores e assim melhorar o desenvolvimento da sua empresa e do seu produto.
Após organizar as suas finanças será a vez de reavaliar os seus investimentos. Garanta que cada um deles esteja dando o retorno esperado.
Até agora nós lidamos com elementos de organização interna. Agora nós vamos focar a inovação empresarial na parte realmente sensível da empresa: a relação com os clientes.
Como está funcionando a relação da sua empresa com os clientes? Vocês possuem um SAC estável ou ele sequer existe?
Os serviços de otimização com o cliente são ferramentas desenvolvidas para melhorar a relação do público com a marca. Na prática, será possível para a sua empresa atender a um número maior de clientes com qualidade e praticidade.
Vale ressaltar que um cliente que procura a empresa deseja agilidade e urgência na resolução do problema. Então, cabe a você avaliar a contratação ou a elaboração de um serviço de atendimento ao cliente otimizado. Diminuindo o seu tempo de resposta e melhorando a relação da sua empresa com o público.
Como estão os equipamentos da sua empresa? São todos de última geração?
Sabemos que a aquisição de equipamentos novos é responsável pela melhora no trabalho e pelo desenvolvimento da empresa. Em outras palavras: investir em tecnologia é sempre um ótimo negócio.
Contudo, sabemos também que a compra de equipamentos novos pode acabar sendo um custo adicional que não cabe no orçamento do final do ano. Afinal, a empresa já precisa lidar com os gastos extras, férias, abonos, etc.
Portanto, a locação dos equipamentos aparece como uma solução para o problema. Abrindo a possibilidade de a empresa adquirir equipamentos novos, sem ter que lidar com os custos elevados de uma compra.
Coloque na ponta do lápis, você verá que por meio da locação de equipamentos para escritório é possível adquirir o que existe de melhor no mercado, sem precisar gastar fortunas.
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