escolha-máquina-adequada-necessidades

Quando chega a hora de mudar a linha de computadores de sua empresa ou comprar um computador novo para uso particular, não é uma tarefa fácil tomar a decisão. Devido a grande variedade de opções existentes no mercado, são necessárias muitas horas de pesquisa, e mesmo assim vão surgir muitas dúvidas no caminho.

Veja, você pode começar se perguntando qual a quantidade de memória RAM necessária, qual processador atenderá às suas necessidades ou qual placa gráfica dará melhores resultados, por exemplo. Além de outras dúvidas que também podem surgir em relação a aspectos como tamanho e propriedades da tela, do disco rígido, enfim, são tantas possibilidades e opções que você não tem a menor ideia de saber por onde começar.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo para lhe ajudar a, diante de tantas opções, saber escolher a mais adequada.

Para que você precisa e o que espera do computador?

Reserve um momento para planejar e analisar quais as reais necessidades que você espera que a nova máquina atenda.

Isso é muito importante, visto que dependendo dos trabalhos a serem realizados você deve buscar máquinas mais ou menos potentes. Para tarefas simples, computadores mais básicos podem atender perfeitamente às necessidades. Mas para usar programas mais pesados, a escolha errada de um processador, por exemplo, pode acabar com sua produtividade.

Computador para entretenimento

Estes computadores além de desempenhar bem as tarefas básicas também, podem oferecer a opção de assistir filmes e séries, ouvir música, jogar alguns games e, ainda, compartilhar músicas e vídeos. Porém, para esses sistemas sua máquina precisará de um hardware mais poderoso, assim como uma tela bem maior, um disco rígido mais potente para armazenar todas as suas músicas e filmes. Felizmente a maioria dos computadores que existem hoje no mercado é voltada, também, para o entretenimento.

Jogos de última geração

Agora você precisará de um computador com um super desempenho, para jogos, ou seja, terá também um super gasto, isso porque você terá que ter além do que já vimos no tópico acima, um disco rígido muito veloz, um processador de excelência e uma placa de vídeo espetacular.

Explicando a parte técnica

Veja o exemplo abaixo:

Intel Core I5 3.0Ghz; 4GB RAM; 500GB HD; MB ASUS B150M-C D3/BR DDR3; Vídeo 2GB; Monitor 19”.

Processador

É aqui que toda a inteligência da máquina se processa, afinal estamos falando do cérebro de sua máquina. Mas, ele não pode ser comparado ao cérebro humano que consegue processar várias tarefas ao mesmo tempo. O processador só consegue desempenhar uma de cada vez.

No exemplo acima vimos Intel Core i5 3.0GHz, isso significa que Intel Core I5 é o seu modelo, assim como, 3.0 GHz é seu Clock – sua frequência – assim, o processador acima é do modelo Intel Core I5 e sua frequência de trabalho é de 3.0 GHz.

Dessa forma, quanto maior o CLOCK ou frequência do processador, mais veloz ele será.

Unidade de Disco Rígido

É no Disco Rígido ou HD (hard disk) onde são armazenados todos os arquivos, as informações e os programas de um computador. Sua memória é não-volátil, assim sendo, os arquivos não se perdem quando o computador é desligado,

No exemplo acima 500GB é a capacidade de armazenamento do HD. Saiba que um Disco Rígido maior não apresenta mudança expressiva na velocidade de um computador, porém aumenta a capacidade de armazenamento de mais dados permanentes.

Memória RAM

A memória RAM é a ferramenta do processador responsável pelo armazenamento dos arquivos e programas que estão sendo processados no momento, ou seja, temporário, porque a cada processo do computador um novo arquivo entra na memória RAM.

Funciona mais ou menos como um armário, quanto maior for o armário mais objetos podemos guardar dentro dele. Assim sendo, quanto maior for a memória RAM de seu computador, mais agilidade e facilidade de processar várias coisas no mesmo momento sua máquina terá, o que a tornará um pouco mais rápida.

O exemplo acima encontramos 2GB RAM.

Placa Mãe

O nome é autoexplicativo, é a mãe de todos, uma vez que é nela que são conectados todos os componentes do computador. É a responsável por interligar o processador com a memória RAM, com o HD, a placa de vídeo, entre outros.

Neste caso temos uma placa mãe da marca ASUS com barramento DDR 3, esta deve sempre ser igual à barragem da memória RAM.

Placa de vídeo

É a placa de vídeo a responsável por enviar sinais do computador para o monitor, aumentando, assim, a qualidade das imagens. Sua memória é própria, e sua capacidade é sempre medida em Bytes.

  • Placa on board – não possui uma memória dedicada, isso significa que utiliza a memória RAM, o que faz com que seu sistema seja mais lento. Placa de capacidade limitada.
  • Placas off-board – proporcionam imagens e efeitos visuais tridimensionais, e, ainda, aceleram os bidimensionais, não sobrecarregam o trabalho do processador principal e gerando melhor resultado final e mais agilidade. São indicadas para os games, uma vez que, quanto melhor for a placa, mais definições de efeitos serão mostrados, e também mais rápido o jogo será rodado. Essas placas de grande potência são exigidas pela a maioria dos jogos modernos.

Escolhendo entre o notebook ou desktop:

  • Netbooks – na verdade são os notebooks compactos com telas pequenas – 10 a 12 polegadas. Seus componentes visam resguardar a vida da bateria e não em entregar maior potência, dessa forma, possuem uma CPU lenta, e o mínimo de memória RAM, sem qualquer unidade de DVD e espaço em disco pequeno. É indicado para quem precisa apenas navegar na web, enviar e receber e-mails, ou ainda, assistir alguns vídeos ou, quem sabe, jogar alguns jogos, porém dos mais antigos.
  • Laptops – possuem telas maiores e processadores mais potentes, a vida da bateria poderá, com muito esforço, chegar a três horas em raros casos. Logicamente têm capacidade para aplicações de maior porte, mas para quem precisa se dedicar a horas de digitação, deve optar por um teclado maior. Eles possuem unidade de DVD/Blu-Ray o que facilita a instalação softwares, criação de backups, instalação jogos, assistir filmes e seriados. Os Laptops de porte médio já apresentam um bom desempenho para jogos.
  • Ultrabooks – Estão superando e substituindo os já conhecidos PCs em muitas empresas e escritórios, um vez que possuem modelos mais finos, seu design é mais moderno e, ainda, atendem perfeitamente às demandas de trabalhos em escritórios e também no que diz respeito a entretenimento. Custam em geral mais caro do que de laptops com a mesma configuração, porém eles ganharam telas mais confortáveis à visualização, mais bonitas e um design contemporâneo. Também são bem mais leves que seus concorrentes.
  • Desktop – Indicado para empresas ou para aqueles que não precisam carregar o computador consigo, isso porque são maiores, entregam mais potência, são muito mais fáceis de atualizar ou de reconfigurar. Se precisar de maior desempenho em jogos, por exemplo, você poderá apenas comprar outra placa de vídeo posteriormente, que não será possível no caso dos netbooks ou laptops.

Agora, sabendo um pouco mais sobre os aspectos básicos de funcionamento de uma máquina, você pode checar conosco o orçamento da máquina ideal para você e sua empresa. Lembrando que muitas vezes locar um computador pode ser bem mais vantajoso para manter-se com as máquinas potentes e atualizadas sempre.