Você sabe o que é automação de serviços? Se você já ouviu falar dela, está ciente de que seu foco mora na otimização de serviços, tempo e até mesmo dinheiro. Caso não saiba do que se trata, a automação é um serviço que substitui tarefas repetitivas por tarefas que demandam intervenção humana mínima.
O T.I, por outro lado, é a tecnologia necessária para o processamento de informações. Em particular, o uso de computadores eletrônicos e softwares para converter, armazenar, proteger, processar, transmitir e recuperar informações de qualquer lugar, a qualquer momento.
Em união, esses processos são capazes de oferecer alternativas sólidas para empresários que desejam buscar novos caminhos em sua empresa, buscando proporcionar soluções simples e eficazes para seu dia a dia. Confira as vantagens e desvantagens da automação de serviços e decida por si só suas funcionalidades!
Confira de que forma a automação de T.I pode ser um diferencial positivo para sua empresa, conhecendo as principais modificações que ela pode trazer a seus processos:
As operações de TI abrangem um número significativo de tarefas distintas. Um administrador de TI pode realizar cada tarefa manualmente, mas as demandas de negócios modernos colocam uma pressão extraordinária sobre a equipe de TI para responder rapidamente às necessidades de grandes e complexas infraestruturas.
A automação liberta os administradores do tempo gasto em tarefas de rotina para que elas possam se dedicar a projetos de valor para seu negócio, como a otimização da infraestrutura de TI e a experimentação com novas tecnologias e produtos promissores.
Minimizar erros leva os administradores a terem tempo adicional para solucionar problemas e evita que tenham que repetir processos de trabalho a fim de corrigi-los. A automação de TI permite que um profissional construa uma sequência precisa de operações que podem ser executadas inúmeras vezes exatamente da mesma maneira.
Diferentes administradores executam a mesma tarefa de maneiras diferentes. Para otimizar a padronização corporativa e a conformidade regulamentar, uma estratégia de automação de TI demonstra consistência em suas operações, independentemente do administrador que as aplique naquele dia.
As ferramentas de automação de TI devem ser compatíveis com sistemas, software e outros elementos em ambientes de TI potencialmente diversos, o que é simples de conquistar com base em sua flexibilidade.
Por outro lado, embora a automação economize tempo, ela também requer que os administradores planejem cuidadosamente e pesquisem cada tarefa necessária para o fluxo de trabalho pretendido e, em seguida, traduzam corretamente essas etapas na plataforma de automação para alcançar o estado final desejado.
- Embora inúmeras repetições sem erros seja um benefício da automação de serviços, também pode ser algo prejudicial. Erros e negligências são facilmente codificados em um processo automatizado e a ferramenta de automação irá executá-los de forma tão rápida e eficiente quanto as etapas corretas.
Se o administrador automatizar uma sequência complexa de eventos e definir uma variável de forma incorreta, esse erro será repetido até ser capturado, resolvido e revertido.
- Os processos mudam ao longo do tempo à medida que a infraestrutura de TI também cresce e muda. As melhores práticas evoluem. Os processos automatizados, por outro lado, pode permanecer estáticos até que uma pessoa decida trocá-los. Apesar da troca ser simples, algumas pessoas podem observar isso como uma desvantagem.
Como sabido, o T.I em junção com a automação de serviços auxilia o dia a dia de empresas, empreendedores e negociantes em geral que desejam transformar seus processos repetitivos em inteligentes e práticos. Isso é importante, uma vez que um único erro nesses processos pode acarretar em consequências sérias.
Torná-los tecnológicos e sincronizados elimina as chances de erro humano, possibilitando que essa ação deixe de ser uma opção para se tornar uma saída para quem deseja otimizar e garantir que seus resultados sejam mais ágeis, direcionados e eficientes.
Através dessa perspectiva, o outsorcing é uma prática comum que as empresas usam para cortar despesas, obter acesso a funcionários com um conjunto de habilidades especiais e garantir outros benefícios. Apostar em outsorcing em T.I em junção com um bom processo de automação pode mudar a vida da sua empresa!
Se você deseja confirmar como esses benefícios se apresentam à você, pense em uma simples relação de gastos: quão mais caro sairia comprar, por exemplo, um notebook, uma impressora ou um computador do que simplesmente alugar esses serviços?
E quanto mais trabalho você teria para tornar seus processos automáticos – com todos os riscos de não ser expert na área e acabar colocando seus rendimentos em maus lençóis – ao invés de apenas contratar um serviço especializado nisso?
Pensando dessa forma, você é capaz de concluir, bem como muitos outros donos de empresa, que a automação de serviços veio para ficar e, em junção com o T.I, pode afetar da forma mais positiva possível o que sua empresa tem a oferecer para seus clientes. Conheça os serviços da Dominium e boa sorte!